Organização de Apartamentos Pequenos: Dicas Práticas de Design de Interiores para Aproveitar Cada Espaço

A organização de apartamentos pequenos pode parecer uma tarefa difícil, mas, com as escolhas certas de design de interiores, até mesmo ambientes compactos podem se tornar extremamente funcionais e aconchegantes.

Móveis, cores, acabamentos e disposições tem o poder de influenciar na nossa percepção de espaço. Por exemplo, um mesmo ambiente pintado de cores escuras ou fortes parece muito menor do que se ele estivesse pintado com cores claras.

Viver em um apartamento pequeno não significa ter que abrir mão da funcionalidade, beleza e conforto.

Neste guia você vai aprender como a organização de apartamentos pequenos pode ser feita com criatividade e estratégia para aproveitar cada espaço. Vamos te mostrar dicas reais e fáceis de aplicar para quem deseja viver bem em ambientes pequenos.

Por que otimizar espaços pequenos é tão importante?

Você provavelmente já sentiu na pele a sensação de bagunça, falta de armazenamento e acúmulo de coisas desnecessárias. Isso porque o seu ambiente compacto não foi pensado e organizado com funcionalidade.

A otimização de espaços pequenos garante o seu maior potencial de uso e praticidade no dia a dia. Um espaço otimizado facilita o dia a dia e promove um ambiente mais agradável, aconchegante e relaxante.

Além disso, um espaço funcional e bem aproveitado pode aumentar o valor do imóvel, seja ele para venda ou aluguel.

Dicas práticas para organização de espaços compactos

Um espaço pequeno exige organização por parte da pessoa que vai utilizá-lo. Para isso, podemos começar fazendo uma triagem daquilo que não é essencial. Menos é mais. Desapegue daquilo que não usa mais. Esse tipo de ambiente exige um pensamento estratégico e focado apenas nos itens essenciais.

Cada mínimo espaço conta! As paredes e o espaço vertical (mais conhecido como pé-direito) são seus principais aliados nessa jornada. Instalar prateleiras, ganchos e suportes pode ser uma boa saída para apartamentos pequenos.

Você sabia que pessoas que moram em apartamentos organizados podem economizar até 30% de tempo nas tarefas diárias?

Ambientes organizados: da cozinha ao quarto

Cada ambiente tem suas necessidades, uso e peculiaridades. Na cozinha, por exemplo, costumamos guardar objetos menores como: talheres, panelas, pratos, copos e mantimentos. Por isso, é um ambiente que exige mais prateleiras e divisórias.

Já nos quartos, armazenamos objetos de maior volume e por isso precisamos de prateleiras e baús mais profundos.

Cozinha

A cozinha é um espaço com bastante atividade no dia a dia. Isso significa que deve dispor de mais praticidade e funcionalidade nas tarefas diárias. Além disso, armazena grande parte dos objetos de casa.

Opte por armários que vão até o teto, prateleiras aéreas para armazenagem de coisas menores, como temperos.

Uma boa saída são divisórias internas nas gavetas para talheres, que devem preferencialmente ficar próximos à pia.

O uso do cooktop ao invés de um fogão tradicional também é uma solução que pode aumentar significativamente o armazenamento da sua cozinha.

Sala de estar/jantar

A sala de estar e jantar é o ambiente com geralmente menor armazenagem de objetos. Por isso, devemos nos atentar principalmente à disposição dos móveis (sofá, mesa, cadeira, mesas de apoio, aparadores, etc.) para garantir a circulação adequada do espaço. Evite peças grandes e disfuncionais que bloqueiem a circulação do espaço.

Opte por cores claras na pintura das paredes e teto e uma boa saída é o uso de um espelho grande em uma das paredes. Aqui vai um guia prático de como a pintura pode transformar a percepção do ambiente.

Os espelhos, quando bem utilizados, são grandes aliados no design de interiores, pois ampliam o ambiente visualmente, trazem luminosidade e criam a ilusão de que o espaço é maior do que realmente é. Quando posicionado em paredes laterais (secundárias) ou de fundo, refletem a área oposta a ele e criam a sensação de dobro de espaço.

Banheiros

Neste ambiente, aposte em um armário aéreo sobre a pia com pouca profundidade e portas espelhadas. Além disso, caixas organizadoras e divisórias acrílicas serão suas melhores amigas na organização deste espaço.

Quartos

Nos quartos, a marcenaria planejada é um bom caminho. Isso porque ela te permite pensar nas divisórias internas de armário de acordo com a quantidade e tamanho dos seus itens pessoais. Além disso, é possível fazer armários que vão até o teto, garantindo maior espaço de armazenagem.

Móveis com mais de uma função são a escolha ideal para quem busca otimizar espaço. Para cobertas, roupas de cama e outros objetos com não tanta frequência, uma boa saída são as camas com espaço de baú.

Erros comuns ao organizar um apartamento pequeno

Você pode estar cometendo pequenos erros que dificultam a organização do seu apartamento. Vamos te mostrar os erros mais frequentes para você não os cometer nunca mais:

  • Acumular itens desnecessários
  • Usar móveis grandes demais
  • Não utilizar as paredes e áreas verticais
  • Usar cores escuras em paredes e acabamentos de mobiliário

Chega de viver em um espaço compacto com desorganização

Vimos que morar em um apartamento pequeno não significa abrir mão da estética e conforto. Com essas dicas e com muita dedicação seu apartamento antes disfuncional pode se transformar em um espaço aconchegante, acolhedor, prático e com muita personalidade.

Experimente estas soluções e nos conte aqui o que achou!